Como é a ilha da Reunião?

Várias pessoas me perguntam como é essa ilha para onde eu trabalho. Fica nas Caraíbas, não é? Que bom trabalhar numa ilha paradisíaca! Que lingua é que falam? Para clarificar algumas destas questões aqui ficam algumas respostas…


A ilha da reunião fica no oceano Indico entre Madagascar e as Maurícias. É uma ilha bastante montanhosa, algumas montanhas ultrapassam os 2000m e o topo “Piton des Neiges” fica a mais de 3000m de altitude.
A Reunião é uma região da França e como tal pertence à Comunidade Europeia.

O clima da ilha é tropical moderado com duas estações, a seca e a das chuvas. A paisagem da ilha não é a fotografia de posta com o mar azul turquês e os coqueiros, mas é bastante verde principalmente em zonas de micro-climas.

Em breves tópicos destaco aquilo que mais me atrai na ilha:

1.        O Vulcão da Ilha

Eu sou um grande fã de vulcões! E deve ser por isso que das duas viagens que fiz à Reunião, o vulcão “Piton de la Fournaise” entrou em erupção! E da última vez, pude partilhar o espetáculo, com a minha mulher, e o  pequeno, ainda que na barriga da mãe J

Piton de la Fournaise

Na ilha da Reunião, a amplitude térmica pode ser enorme durante mesmo dia. O nosso dia começou na praia d'Ermitage com temperaturas 25-30º. Dado que estávamos na época do inverno austral, a temperatura da Lagoa d'Ermitage pode baixar aos níveis gelados de 24º!




Na mesma tarde subimos até ao vulcão, a mais de 2000m de altitude, onde a temperatura chegou aos 4º!




Entre o vulcão e o mar, a paisagem mostra-nos a coabitação entre estes dois. Nesta zona árida florescem as primeiras plantas pioneiras:



2.       Caminhar pelos “Cirques”

A Reunião poderá ser considerada a “Meca” das caminhadas (ou trekking)! A ilha tem três “cirques”, ou seja, enormes muralhas naturais que rodeiam uma determinada zona como que enormes crateras. Nos Cirques as caminhadas costuma ultrapassar um desnível superior a 1000m.

O Maido é o ponto de vista para o “Cirque de Mafate”
O Cirque de Salazie na zona Este da Ilha
O Cirque de Cilaos fica na parte Oeste da Ilha

Para aceder a alguns Cirques ou zonas remotas na Reunião, a única possibilidade é a pé ou de Helicóptero.



A fauna no interior da ilha não é muito rica, mas  em alguns jardins com alguma sorte é possível de encontrar o simpático camaleão, conhecido localmente por l'endormi (o adormecido).


3.       As lagoas no mar

A ilha da Reunião é considerada ainda recente… em termos geológicos. Razão pela qual, a atual barreira de coral, que protege a ilha do mar, ainda ocupa pequenas extensões do perímetro da ilha. No lado oeste da ilha, existem várias lagoas protegidas do mar pela barreira de coral. Estas lagoas são fantásticas para fazer snorkeling:

Devido ao aumento dos ataques de tubarão que tem feito decair o turismo da ilha, apenas as praias que têm lagoas (protegidas pela barreira de coral) são autorizadas para banhos.


A zona costeira da ilha é concerteza tipicamente vulcânica:


4.       Mergulhar no Índico
Na minha primeira visita à ilha, conheci um amigo, que há alguns anos trocou a vida de Paris pela Reunião, e que conhece muito bem os melhores spots de mergulho da Reunião.

O Cap La Houssaye, é um dos meus spots favoritos, apenas é necessário alugar uma garrafa e trazer o equipamento. A entrada é por terra, pelo “Cap”, que é digno de belas fotos:



O mergulho no “Cap” pode ser “wide”, vemos frequentemente tartarugas e peixes de recife, mas para mim o mais interessante é em versão “macro” onde as espécies de dimensão “macro” ou “micro”, como nudibrânquios, camarões pequenos peixes sempre com uma capacidade de disfarce tremenda. É aconselhado trazer um bom par de óculos… J



O peixe cor-de-rosa pode ser difícil de se distinguir de uma folha, é por isso chamado de peixe folha.
Existem Nudibrânquios de todas as cores e feitios que se salientam na areia escura.



O micro camarão que habita sempre nos “fios” de coral em versão colorida e Branca. O camarão terá uns 3mm e a sua capacidade de disfarce é altamente eficaz. Mesmo sabendo que este camarão “mora” neste filamentos de coral ficamos, muitas vezes, vários minutos a percorrer todo o filamento para os localizar…



Para não esforçarmos tanto os olhos, intercalamos o “cap” com o famoso mergulho na “Passe d’hermitage” que fica na transição da barreira de coral com o mar. Neste spot é normal encontrarmos várias tartarugas verdes, porque o local é utilizado por estas como “estações de limpeza”. As tartarugas vêm repousar neste local, enquanto pequenos peixes e camarões aproveitam para comer os parasitas e algas que se alojaram nas carapaças das tartarugas.



Além das tartarugas, este local tem uma biodiversidade fantástica como este cardume de bicudas:



Ou mesmo o peixe leão e a moreia.


Ver todas as fotos


A ilha dispõe de muitas mais atividades que ficaram para uma próxima:
  • Canyoning
  • Voos de Ultra leve ou asa delta
  • Voos de helicóptero
  • Descidas de BTT, etc


Ver todas as fotos
Aqui ficam as principais localizações mentionadas neste post.

Mensagens populares deste blogue

Rio Sado