Mergulho na rota sul do mar vermelho
O intervalo entre uma mudança de emprego levou-me a marcar liveabord (cruzeiro) de mergulho ao mar vermelho (Egipto). A rota do liveabord incluia alguns dos melhores recifes do mar vermelho para observar vida marinha (grande!): Elphinstone, Brothers, Deadalus Reef.
Logo no primeiro mergulho (check dive) demos de cara com um dugong (vaca marilha) a dormitar...um excelente pronuncio, pois eu nunca tinha visto um antes, e estava no topo da minha lista de animais marinhos que mais gostava de ver!
Vejam o tamanho colossal deste animal comparando com o mergulhador ao lado. Infelizmente, é um dos animais mais ameaçados do mundo! Não representa qualquer perigo para o homem e costuma frequentar pradarias de erva marinha.
A rota chamava-se "sharks" e não desiludiu. No recife "Brothers" passamos algum tempo com os oceanic white tips (Pontas brancas oceânico) que por vezes nada muito próximo dos mergulhadores. Este tubarão vem sempre acompanhado de peixes piloto.
É fantástico o à vontade deste animal com os mergulhadores. A maioria dos tubarões são bastante timidos, o que poderá supreender muita gente :)
Na foto abaixo, o ocean white tip passa muito próximo de mim.
Foto de Martin Rejzek
Em Deadalus reef vimos vários tubarões martelo, no entanto devido à sua timidez, é muito difícil conseguir uma fotografia próxima.
Aqui ficam mais algumas fotos de naufrágios e fauna marinha dos muitos e excelentes mergulhos que fizemos:
Nos últimos mergulhos voltamos à zona onde tinhamos avistado o Dugong. Apesar de não o termos visto, vimos algumas tartarugas, como esta. ;)